quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cientistas derrubam vários mitos de crença popular

Cientistas americanos afirmaram que vários mitos de crença popular -comuns nos EUA e em outors países- não podem ser comprovados com evidências científicas. Os benefícios de beber oito copos de água por dia, os males causados pela leitura em ambiente mal iluminado, o "macabro" crescimento de unhas e cabelo em defuntos e até um mal estar causado pela ingestão de peru, por enquanto, estão fora de cogitação.

Outras "teorias", como a de que o homem usa apenas 10% do cérebro, também foram averigüadas por pesquisadores da Universidade Escola de Medicina de Indiana, em Indianápolis, assim como a crença de que raspar os pêlos faz eles crescerem mais grosos e em maior quantidade.

Só água não basta

Os resultados foram publicados em revista científica British Medical Journal e sugerem que essas crenças são falsas ou não contam com evidências suficientes para serem comprovadas cientificamente. Em relação a beber oito copos de água por dia, os estudos sugerem que o consumo adequado de líquidos é alcançado pela ingestão de sucos de fruta, leite, café e chá.

A crença de que apenas usamos apenas 10% do cérebro também não se confirmou. De acordo com a pesquisa, não há nenhuma parte do cérebro totalmente inativa.

Sobre a teoria de que cabelos e unhas continuam crescendo em defuntos, tudo pode não passar de ilusão de ótica, devido à retração da pele depois da morte. O crescimento de pêlos e unhas necessitaria de uma complexa interação hormonal - inexistente nos mortos.

Pêlos

Outro mito seria o de raspar os pêlos faz com que cresçãm mais rápido, mais escuros e mais grossos.Na explicação dos especialistas, ao ser raspado, o pêlo perde a ponta fina que tem antes e ser barbeado, nascendo mais espesso.

A advertência de que ler com pouca luz prejudica a visão também é questionada. Os cientistas alegam que, no passado, as condições de iluminação seriam piores que hoje, apesar de, atualmente, haver mais casos de miopia.

Comer peru não provoca peso no estômago nem causa sonolênica, segundo a pesquisa. Um aminoácido presente na ave que causaria o sono, é encontrado no frango, no porco e no queijo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário